quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Células Tronco e Inseminação Artificial.

Declaração da Igreja Evangélica Luterana do Brasil sobre Células Tronco Embrionárias e inseminação artificial. Declaração completamente correta e coerente com os valores evangelicais. Corrobora meu texto que fundamente este posicionamento : 


Todas as igrejas evangélicas deveriam se posicionar com relação a este assunto e levar informações aos seus fiéis.  

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Reflexões.....


As Ciências Naturais criaram para a evolução uma imagem quase mecânica de uma sequência sem planejamento nem direcionamento, porém progressiva cujo os inícios diferentemente da célula germinativa, nada antecipam de resultado final, nem dos passos sucessivos para alcança-la... Se realmente a evolução for totalmente sega o homem ao tomar as "rédeas" desta evolução estaria lhe dando direcionamento e sentido, se bem que não discutimos aqui que direção e sentido, apesar da sua consequência ética. Logo entende-se inicialmente que este direcionamento seria, então, algo mais positivo e garantiria maior sobrevivência.... Porém se considerarmos quem mesmo com milhões de anos de evolução cega e sem direcionamento, a não ser a própria escolha da vida, terno que talvez não faça sentido, esta cegueira e aleatoriedade desembocou na figura do homem com toda a sua potencialidade, subjetivismo e alteridde., citando literalmente Hans Jonas : " Está ideia especificamente moderna da vida como uma aventura sem um plano nem um fim pré-determinado, justamente com o efeito colateral da eliminação da essência imutável, é por sua vez, uma importante consequência da doutrina cientifica da evolução". 
Assim sendo, este entendimento coloca o homem como, de fato, a medida de todas as coisas, sua própria medida, tornando ele ao mesmo temo objeto e objetivante. O iluminismo e o racionalismo tomam seu maior ponto, apoiados pelo relativismo e pela absoluta falta de espaço para a teleologia, porém abrindo espaço para a nova teleologia a elaborada pelo homem. Mas que homem?