Artigos

Artigos

sábado, 13 de dezembro de 2008

Um novo desafio...

Estou preparando-me para um novo desafio no ano que virá : Iniciar um mestrado na área de Teologia ou uma especialização (na área de filosofia), ainda não decidi qual dos dois rumos vou tomar, estou me preparando para as provas do mestrado, mas a questão financeira é o maior empecilho para esta opção.... Mas creio que somente a preparação para o mestrado já é um grande aprendizado e desafio.

A outra opção é uma especialização na área de filosofia, mais especificamente em ética ou em bioética... São opções que estou analisando com bastante carinho....

Como estou de férias do trabalho estou dedicando bastante tempo para leituras e estudos, fora a preparação para os testes do mestrado e a elaboração do pré-projeto... Segue abaixo minhas leituras e novos livros que adquiri :

Estou lendo :

Literatura Geral


"A misteriosa Chama da Rainha Loana" de Umberto Eco, muito boa leitura, umberto Eco é de um conhecimento e de uma cultura fora de série.... paguei uma bagatela neste livro.


Teologia

Para o Mestrado:

"Teoria do Método Teológico" - Clodovis Boff, há tempos queria ler esse livro, agora tenho a oportunidade, estou gostando muio, aforma clara e didática de Clodovis faz com que a leitura transcorra sem dificuldades.

"A Pastoral dá o que pensar " - Agenor Brighnti - Ainda não inicado.

"A Teologia do Seculo XX" - Rosino Gibellini -  Ainda não iniciado.

"Introdução a Teologia da Missão" - Paulo Suess - Ainda não iniciado.

" O pentateuco" - Felix Garcia Lópes - Exelente livro de introdução, bem técnico mas muito esclarecedor, principalmente com relação as principais correntes de interpretação do pentateuco.

Continuo com a leitura do O Sagrado e estou iniciando "A Religião nos Limites da Simples Razão" de Kant e "Psicologia e Religião Oriental" de Jung, como já havia relatado.

Em paralelo estou fazendo algumas pesquisas em fenomenologia em Hussel, e Scheler.... tenho como ponto de partida a leitura do volume 6 da História da Filosofia (De Nietzsche à Escola de Frankfurt) de Giovanni Reale e Dario Antiseri, está séria (que tenho apenas 3 volumes ainda, 1,2 e 6) é fantastica, extremamente bem elaborada e fundamental para a introdução a qualquer esquema de filosofia.

Continuo lendo a biografia filosofica de Heidegger, que é muito boa também, Rudiger consegue introduzir o leitor no contexto filosofico da época de Heidegger, o que abre uma gama de conhecimento, não só do filósofo e sua linha de pensamento, mas bem como da historia da filosofia de sua época.

E claro não desisti da TS de Tilich, já fiz muitos comentários sobre essa obra fantástica, e cada página que avanço, considero-a melhor ainda.

Bem, por enquanto é isso.... Nos próximos dias vou estar bem ocupado.... ainda bem que tem as férias....
 


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: