Artigos

Artigos

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O Meu Pastor é Deus.



O meu pastor é Deus - Que em 2009 possamos lembrar a cada dia as palavras deste salmo maravilhoso

Powered by ScribeFire.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Mais um detalhe na história....

O ataque de Israel aos palestinos na faixa de Gaza daqui a pouco tempo vai ser apenas mais um detalhe na história da humanidade....Assim como as mortes em Darfur, assim como em Ruanda... assim como tantos outros acontecimentos... Dizem que a grande quantidade de seres humanos que habitam hoje este nosso planeta barateiam a vida...em bilhões de pessoas o que siguenificam 100, 200, 1000 ou 100.000 mortes?? Quando a humanidade se restringia em alguns milhões de pessoas cada vida era muito mais preciosa.

Mas essa lógica cruel, fria e estatística não é, e nunca será uma lógica cristã. Apesar da banalidade da vida, apesar de estarmos acostumados cada vez mais com a crueldade e de estarmos ficando a cada dia mais imunes à compaixão, devemos entender que para Deus cada vida é única e o sofrimento de uma pessoa deveria ser o sofrimento de toda a humanidade.

O fato é que como cristãos estamos ficando cada vez mais longe destes ideais.... Estas tragédias não significam nada, o pior podemos ainda defender (assim como foi feito na guerra contra o Iraque) e justificar estes atos de selvageria como sendo de direito divino, afinal a terra prometida ao povo de Israel deve ser conquistada e Deus está ao seu lado... Esta teologia torta, arcaica e ultrapassada infelizmente continua sendo a bandeira de muitos evangélicos, mas nunca será a de Cristãos.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Nota do Governo Brasileiro sobre o ataque de Israel à faixa de Gaza.

"O Governo brasileiro acompanhou com apreensão a intensificação do lançamento de foguetes por milicianos do Hamas contra o sul de Israel e recebeu com grande preocupação a notícia do ataque aéreo israelense à faixa de Gaza na manhã deste sábado, que vitimou mais de 150 pessoas e causou ferimentos em outras 300.

A escalada da violência na região após o fim do cessar-fogo entre Israel e Hamas atinge especialmente a população civil e prejudica os esforços em favor de uma solução negociada e pacífica para o conflito israelo-palestino.

O Brasil deplora a reação desproporcional israelense, bem como o lançamento de foguetes contra o sul de Israel.

O Governo brasileiro conclama as partes a se absterem de novos atos de violência e estende sua solidariedade aos familiares das vítimas dos bombardeios desta manhã.

O Governo brasileiro reitera seu entendimento de que apenas a moderação e o diálogo construtivo poderão conferir ao processo de paz o impulso necessário para que avanços efetivos sejam alcançados, nos moldes do pactuado na Conferência de Annapolis."

Ver nota no site do Ministério das Relações Exteriores


Ataque de Israel a Gaza.

Deveria a terra tão rica em tradições religiosas passar por tamanha violência? Ou isso também é parte desta mesma tradição religiosa?
Somente podemos olhar estas cenas com muito pesar no coração... e dizer Deus, não entendemos.... e talvez Deus olhe para nós e diga : Nem Eu.

Veja mais detalhes no Estadão.

Brasileirinho - com Toquinho e Luciana Rabello




Brasileirinho - com Toquinho e Luciana Rabello

Boa música é boa música.... a interpretação de Luciana Rabello é fantástica.

Powered by ScribeFire.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

É Natal

Chegou o tempo de comemorar o Natal, época de festa e confraternização, mas também deve ser época de reflexão. Resgato abaixo dois textos de natais passados, para que possamos meditar um pouco mais sobre essa época.

Natal esperança e redenção

Comemorar o Natal

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Darfur é nada.....

Nesta semana a reportagem de capa da revista VEJA é sobre o genocídio que está acontecendo em Darfur. A repostagem é fantástica e nos coloca um pouco mais próximos da realidade deste país literalmente abandonado.

Depois de ler a reportagem, percebi o quanto estava alienado com relação ao que estava acontecendo, não que fosse totalmente desconhecido, sabia que havia um confronto, que o numero de mortos era muito grande, mas sinceramente isso nunca havia me tocado. É difícil admitir isso, mas era assim que eu via estas informações, com indiferença, mas quando lí a reportagem e busquei um pouco mais de informações na internet não pude deixar de sentir compaixão por aquele povo, por aquele país que está se destruindo.

Mas o que mais chocou-me foi não só a minha indiferença, mas a indiferença do mundo para com Dafur, os grandes governos não tem a menor preocupação com aquilo que está se desenrolando a muito tempo, com as mortes a destruição com o genocidio, com o desrespeito aos mais básicos direitos humanos. Bem, ai eu me dei conta que Darfur não ocupa nenhuma manchete nos telejornais, nem em jornais, apenas agora com a reportagem da revista veja é que o tema volta a tona, mas irá desaparecer na próxima senama.... e as pessoas continuaram morrendo em Darfur, subnutridas, executadas, abandonadas.

Nos ultimos meses vemos que bilhões, trilhões de dolares desapareceram, sumira e a mesma medida está sendo gasta para salvar algumas empresas e o padrão irresponsável de consumismo do povo norte-amenricano e porque não dizer, agora tambem para o povo sul-americano. Trilhões de dolares foram queimados na querra do Iraque, em que o resultado foi somente a desestabilização e destruição de um pais, e tudo isso para quê?? Pelo petróleo, pelo dinheiro e pelo poder, e tudo acabou em nada. A crise financeira destruiu todo um castelo de ideologias e de pregação do evangelho neo-liberal. Os noticiarios anunciam quase o final dos tempos com a grande crise financeira, empresas falidas, desemprego, bolsa em queda, mas nenhuma palavra sobre Darfur...

Darfur é nada. Darfur não significa  nada. Um pequeno pais, pobre, subdesnvolvido,  com "problemas internos" para serem resolvidos como já disse um  presidente americano... Dafur não é uma potencia financeira, militar nem possui um arsenal atômico... Darfur é nada.

Se Adolf Hitler não tivesse ameaçado outros paises com sua supremacia militar, será que alguma nação iria se preocupar com o destino dos Judeus?

A força de paz da ONU colocada em Darfur é completamente inutil e não chega a metade do necessário, enquanto que milhares de soldados, veiculos militares, aviões e navios estão no Iraque. Darfur é nada.

Isso faz pensar o quanto hipócrita somos nós, seres humanos... No mesmo dia que li a reportagem sobre Darfur, assisti em um telejornal (veja que nenhuma palavra sobre Darfur...) uma matéria sobre os "presentinhos" de natal que muitos cachorros , sim cachorro, aquele animalzinho de quatro patas, não certo gênero da raça humana...., estaria recebendo. Uma familia preparou uma cesta de natal para o seu dog... várias guloseimas e docinhos... outra gastou uma fortuna ( mais de dois mil reais) comprando mimos, como uma jaqueta de R$ 400,00 e uma cama (estilo princesinha) de R$ 1.800,00.... amo cachorros, não tenho nada contra eles...mas como ficar sossegado com esses absurdos?? como ficar tranquilo quando a noite  sentado em meu confortavel sofá, assistindo um filme na minha TV de 29', tomando um refrescante sorverte, naquele mesmo instante muitos adultos e crianças dormem no chão sem nada para comer em Darfur? Como ser cristão e achar que tudo isso está certo???

Algo de muito errado está acontecendo com a humanidade.... Mas não deve ser porque Darfur não é nada.....

Para saber mais sobre Darfur leia :

Revista Veja Ed. 2092 anao 41 - nr 51 de 24/12/2008

http://www.savedarfur.org/content

http://www.pordarfur.org/





Powered by ScribeFire.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Do Arquivo - Cristianismos....


Muitas vezes penso que o cristianismo como é elaborado hoje oferece mais dificuldades do que

soluções.

Não oferecemos alternativas ou seguer sugestões para os grandes temas que afetam a humanidade, pouco falamos sobre a fome, exploração, descuido com a natureza, pobreza, política, etc,etc, etc...

Muitos irão alegar : "Mas o que podemos fazer ? somos apenas Igrejas...."
Eu diria, como ainda não fizemos nada sendo Igreja??

Não consigo ver a Igreja de Cristo, como uma entidade "parada", sem ação, olhando a sociedade trilhar seu caminho para a desgraça. Jesus sempre agia, seu exemplo é de ação, de ir ao encontro, de identificação com os problemas e com as pessoas. Assim também acontecia no AT,
quando os profetas, tomados de divina ira, levantavam-se com uma mensagem vinda do Senhor, geralmente uma acusação contra os poderosos e governantes que deveriam conduzir o povo com diligência e justiça, contra o povo que com suas atitudes afastavam-se do correto caminho.

Desta forma na Bíblia sempre vejo uma dualidade de preocupação, o espiritual e o material, nunca um em deprimento do outro, o judeu do AT não tinha esse dualismo de origem grega, que separa o físico do espiritual.

Hoje no entanto, elaboramos uma nova teologia, uma teologia do Deus para mim, criamos um Deus que existe somente para atender os meus desejos materiais, um deus do Hoje, o EU SOU, no sentido de infinito, de futuro, deixa de ser relevante, o mais importante agora é o DEUS É.

O que interessa agora é o Deus qeu eu faço mover com a minha fé, o Deus que dá um
jeitinho... o que importa é o Deus que apesar de eu não estudar "faz com que eu
passe na prova..."

Mas esse deus materialista pode ser facilmente esquecido, basta o progresso econômico atingir as pessoas, basta melhorar as condições de vida e assim teremos cada vez menos necessidade deste deus....

Mas apesar e talvez porcausa disto teremos cada vez mais sede de DEUS, mas talvez por não
termos feito nada e por não agirmos, por não nos importarmos, talvez acabe sendo
tarde de mais....

Hoje creio que a grande ênfase que as igrejas estão dando para os milagres e curas estão diminuindo a verdadeira mensagem do Evangelho. Não necessito mas de Cristo por causa da minha existência humana vazia, afastado de Deus.... Não necessito verdadeiramente de conversão por causa dos meus pecados.... Agora no evangelho pós-moderno necessito de Jesus por causa de seus milagres... Necessito de cura de alguma enfermidade, necessito de um emprego, necessito de mais dinheiro, e as "igrejas" estão vendendo este "Jesus" esse "Deus"... A pouco dias assiti um "culto" pela tv em que um dos "milagres" dados como testemunho é que "Deus" havia desaparecido com os registros da conta devedora do sujeito no banco, ou seja , esse Deus hacker, sumiu com a dívida do sujeito, esse Deus Robin Hood, que tira dos ricos para dar aos pobres...

Do meu ponto de vista esses "milagres" não mostram a grandeza de Deus, eles diminuem a Deus, criam um deus fantoche, um deus pequeno, não é um Deus pessoal, mas um Deus individual e indivudualista....

O pior é que as "igrejas" estão fatiando esse deus... ao ponto de voltarmos ao conceito de deus reginalista ( do mesmo conceito que tinha os hebreus da antiguidade, que IAHWEH somente operava em terras judaicas....) ao ponto de afirmarem que Deus operava ali naquele local, o "bispo" perguntou se determinada pessoa que já era evangélica de outra denominação tinha sido "abençoada" em outra igreja... como a afirmação foi negativa, veio a frase " tá vendo??? é porque aqui Deus age... aqui Deus opera...". ou seja, na outra não...

É por isso que estou, desde algum tempo, posicionando-me fortemente com relação a estas afirmações, e denominações que se dizem cristãs, não podemos colocar todas as igrejas dentro do mesmo saco... Não é somente citando o nome de Jesus que estas instituições se transformam em verdadeiras igrejas de Cristo.

Powered by ScribeFire.

stand by me



Stand By Me - Beautiful International Version

Powered by ScribeFire.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Um novo desafio...

Estou preparando-me para um novo desafio no ano que virá : Iniciar um mestrado na área de Teologia ou uma especialização (na área de filosofia), ainda não decidi qual dos dois rumos vou tomar, estou me preparando para as provas do mestrado, mas a questão financeira é o maior empecilho para esta opção.... Mas creio que somente a preparação para o mestrado já é um grande aprendizado e desafio.

A outra opção é uma especialização na área de filosofia, mais especificamente em ética ou em bioética... São opções que estou analisando com bastante carinho....

Como estou de férias do trabalho estou dedicando bastante tempo para leituras e estudos, fora a preparação para os testes do mestrado e a elaboração do pré-projeto... Segue abaixo minhas leituras e novos livros que adquiri :

Estou lendo :

Literatura Geral


"A misteriosa Chama da Rainha Loana" de Umberto Eco, muito boa leitura, umberto Eco é de um conhecimento e de uma cultura fora de série.... paguei uma bagatela neste livro.


Teologia

Para o Mestrado:

"Teoria do Método Teológico" - Clodovis Boff, há tempos queria ler esse livro, agora tenho a oportunidade, estou gostando muio, aforma clara e didática de Clodovis faz com que a leitura transcorra sem dificuldades.

"A Pastoral dá o que pensar " - Agenor Brighnti - Ainda não inicado.

"A Teologia do Seculo XX" - Rosino Gibellini -  Ainda não iniciado.

"Introdução a Teologia da Missão" - Paulo Suess - Ainda não iniciado.

" O pentateuco" - Felix Garcia Lópes - Exelente livro de introdução, bem técnico mas muito esclarecedor, principalmente com relação as principais correntes de interpretação do pentateuco.

Continuo com a leitura do O Sagrado e estou iniciando "A Religião nos Limites da Simples Razão" de Kant e "Psicologia e Religião Oriental" de Jung, como já havia relatado.

Em paralelo estou fazendo algumas pesquisas em fenomenologia em Hussel, e Scheler.... tenho como ponto de partida a leitura do volume 6 da História da Filosofia (De Nietzsche à Escola de Frankfurt) de Giovanni Reale e Dario Antiseri, está séria (que tenho apenas 3 volumes ainda, 1,2 e 6) é fantastica, extremamente bem elaborada e fundamental para a introdução a qualquer esquema de filosofia.

Continuo lendo a biografia filosofica de Heidegger, que é muito boa também, Rudiger consegue introduzir o leitor no contexto filosofico da época de Heidegger, o que abre uma gama de conhecimento, não só do filósofo e sua linha de pensamento, mas bem como da historia da filosofia de sua época.

E claro não desisti da TS de Tilich, já fiz muitos comentários sobre essa obra fantástica, e cada página que avanço, considero-a melhor ainda.

Bem, por enquanto é isso.... Nos próximos dias vou estar bem ocupado.... ainda bem que tem as férias....
 


Powered by ScribeFire.