terça-feira, 25 de outubro de 2011

Muuiiiito Cansado........Socorro....

Ontem, corrigindo trabalhos, hoje preparando aulas para as matérias de Ética Cristã e Seitas, amanhã ministrando aulas no ITBT, quinta, estudo no grupo familiar e preparar aulas de Cosmovisão Cristã e Religiões, Sexta ministrar aulas no SEMIBC, sábado finalizar palestra para Casais, sábado a noite ministrar palestra para casais na Igreja de Deus, Domingo estudar o módulo sobre a Epístola de Hebreus e entregar as tarefas da pós em Teologia do Novo Testamento Aplicada,  tudo isso permeado por magnificas 8 horas de trabalho secular.....Preciso de um dia com 32 horas... E ainda quero um pouco de lazer rsrsrs... 

domingo, 23 de outubro de 2011

Leituras de final de semana.....

Final de Semana Cheio... 


Venha o Teu Reino - Ed. Jocum. 553 pgs. (Excelente obra. recomendo) 


Cristianismo na America Latina, uma história. de Ondina E. Gonzales & Justo L. Gonzalez, Ed. Vida Nova, 464 pgs.  (recomento para aqueles que querem conhecer um pouco da "evangelização" na AL.)


Quem Jesus foi? Quem Jesus não foi? - Bart D. Ehrman.Ed. Ediouro. 366 pgs. Polêmico Teólogo e professor, livro polêmico,  utiliza a abordagem histórico-crítica da Bíblia , recomendo para aqueles acima do terceiro ano de teologia rsrsr...


A Hermeneutica do Sujeito, Michael Foucault, Resumo de aula 20 janeiro de 1982, proferida no Collége de France - Ótimo texto, pretendo aprofundar neste estudo. 


Tudo isso ao som de Bach, Cantata 140 Magnificat, fabuloso.


Agora vou trabalhar meu artigo para a pós e preparar o estudo para o grupo de casais no próximo sábado.


Pode-se chamar de trabalho o que lhe dá profunda satisfação e alegria? 


Vamos ver se sobra um tempinho para jogar GT 5 no play.... Tb sou gente né rsrsrs.

Esquema de aula : Ética na economia.


Líderes, ídolos de carne e osso....



O que vemos hoje não são mais igrejas fundadas em torno de Cristo, mas sim oriundas de um lider carismático, nós evangélicos criticamos a idolatria a ídolos de pedra, porém criamos para nós ídolos de carne e osso, não sei de fato o que é pior.

Infelizmente observamos uma "guerra" entre igrejas onde cada uma se apregoa como a verdadeira, quantas vezes não ouvimos a boca de pregadores que o "Deus que age nesta igreja..." como se o Deus em outras denominações não fosse o mesmo. 

Pastores, (ou apóstolos, bispos ou qualquer outro título inventado) praticamente se apregoam como "pontífices" entre o povo e Deus, riscando o sacerdócio universal de todo crente, apregoam-se como portadores da verdade divina, milagreiros e profetas. 

Tudo isto acaba sendo um desserviço para o Evangelho, pois não promove a pessoa de Cristo, fomenta cristãos frágeis, dependentes da pessoa do lider, e não de Cristo. 

A mensagem de que " o importante que eu diminua e Cristo cresça", a muito foi esquecida dos "púlpitos" seja nas igrejas ou em programas televisivos, em que se gastam fortunas mais para outopromover suas igrejas e campanhas cujo o objetivo é arrecadação financeira, do que propagar a mensagem de arrependimento e salvação. 

O mais triste é que vemos muitas igrejas se contaminando com esse tipo de atitude, desde denominações mais tradicionais até comunidades recém fundadas... A praga do crescimento a qualquer custo, pode nos custar a vida eterna. 

Cristo sai de cena...............


Observamos atualmente um deslocamento da obra de Cristo. Cristo foi deslocada do centro da mensagem cristã para a periferia. A salvação, o arrependimento e a graça salvadora obtida através do sacrifício de Cristo já não é a mensagem principal. O entretenimento, o show, a mensagem de auto ajuda e a arrecadação é o centro de tais cultos. 

A epístola aos Hebreus nos mostra a superioridade de Cristo ao sistema religioso hebreu, e serve para entendermo que Cristo é superior a qualquer sistema religiosos, inclusive ao "evangélico". 

Talvez se esta obra fosse melhor estudada, compreendida e pregada nos púlpitos teríamos menos “desentendimentos” com relação a Cristo e ao sistema religioso hebraico, pois não são poucas igrejas que paulatinamente substituem a Graça pelo Sacrifício tipificando o AT.

Mas infelizmente este não é o interesse dos "lideres" de muitas igrejas, que preferem um povo "controlável", "obediente" e alienado, com pouca ou nenhuma cultura bíblica e capacidade interpretativa... 

Cordeiros dóceis na boca de lobos vorazes.... 

sábado, 22 de outubro de 2011

Leituras

Acabei de ler :



Impío, de Fábio Marton,  Ed. LeYa; 221 pg. O autor conta a história da sua "desconversão", hoje "ateu". A leitura é interessante para ver quantos descaminhos e erros que "igrejas" podem levar as pessoas, a falta de pastores capacitados para ensinar também é um grande problema que  para formar ateus... 






A Revolução dos Bichos  de George Orwell,  Ed.  Companinha das Letras, 147 pg.
Leitura maravilhosa, livro que ficou proibido muito tempo em vários países comunistas. A história fantástica faz um paralelo muito claro do que acontece em sistemas ditatoriais...  Que pode estar dentro de igrejas também. Recomento fortemente a leitura. 









 Ateísmo Cristão de Augustus Nicodemus, Ed. Mundo Cristão, 198 pg. Leitura obrigatória para quem deseja entender os grandes problemas que cercam o cristianismo contemporâneo, entrando em nossas Igrejas muitas vezes de forma sutil e enganosa.  

Bonhoeffer - Recomendo.

Para um cristianismo relevante, bons exemplos.



Segue link da página de divulgação do Livro. http://mundocristao.com.br/bonhoeffer/#
De Bonhoeffer tenho (por enquanto):
Ética da Editora Sinodal / EST (que uso partes nas aulas de ética cristã)

Resistência e Submissão da Editora Sinodal / EST

Bonhoeffer, o Mártir  da Editora Vida

Bom e esse novo que pretendo adquirir... rs

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Problema da Inseminação Artificial



Todo casal aspira legitimamente a constituição de sua família com filhos. Poucos são os que em comum acordo optam por não ter filhos. Para o cristão isso fica ainda mais evidente, há até o incentivo para que casais cristãos tenham filhos.
Quando por problemas biológicos casais após algum tempo não conseguem engravidar, se de fato constatado a impossibilidade da gestação, uma das primeiras opções que passam pela mente destes casais e a utilização do método de inseminação artificial, porém nem todos avaliam as consequências deste método, principalmente para aqueles que professam a fé crista.
O principal problema para o cristão que pensa em recorrer a inseminação artificial está  na questão do conceito do inicio da vida, e como deve-se tratar os óvulos fecundados durante o processo de inseminação.
Se concordamos que o inicio da vida, na concepção crista, se dá quando da junção do espermatozóide com o óvulo, e a partir dai já temos um ser humano, não em potencial mas de fato, por isso inclusive sermos contra o aborto em qualquer fase do desenvolvimento do feto, temos que compreender também que todos os óvulos inseminados para posterior implantação na mulher já são seres humanos e que devem ser tratados com dignidade de tal. Em consequência deste entendimento nos deparamos com questão de que nem todos os óvulos inseminados são implantados na futura mãe, mesmo os que são implantados não são todos que vingam. Após o sucesso da fertilização, ficam no laboratório os óvulos fertilizados que não foram utilizados, e então surge a questão em que a Bioética deve se posicionar, e se for uma Bioética pelo prisma cristão ainda com mais veemência, o que fazer com os óvulos fertilizados, que estão congelados? Normalmente os mesmos ficam a disposição dos pais para uma futura utilização (implantação) claro que este armazenamento em hidrogênio liquido tem um preço a ser pago pelos que desejam manter só óvulos neste estado.
Atualmente a legislação diz que após três anos mantidos congelados os óvulos sem interesse por parte dos doadores envolvidos os mesmos podem ser descartados e utilizados para experimentos, são visados principalmente por geneticistas de olho em células tronco.
Bem o problema então e que pessoalmente não vejo diferença entre o descarte de embriões não utilizados e o aborto. Se entendermos que e errado para um, temos que entender que é errado para o outro e se entendemos ser correto para um,  em consequência deve ser correto para o outro, dai que se descartar embriões congelados é correto, a utilização da pílula do dia seguinte e do aborto também deve ser encarada por nos cristãos como corretos aos olhos de Deus também.

Pr. Roberto Rohregger

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Os Servos do Dinheiro.

Nos podemos até nos enganar, e sermos hipócritas mas a verdade é uma só, não pode-se servir a dois Senhores.
O deus deste mundo é mamon, se você está mais preocupado em juntar riquezas neste mundo, possivelmente sua eternidade vai ser muito pobre. Pense, seriamente nisto.

sábado, 8 de outubro de 2011

A Igreja vai para a rua. - Ronaldo Lindório


Acredito nesta Igreja, que se importa, que se contextualiza sem perder a essência do evangelho, que tem compaixão.... Da Igreja que não brinca de Igreja, que não quer crescer por crescer mas que tem uma visão : Proclamar a Palavra de Deus. A Igreja profética, da qual as portas do inferno não prevaleceram.
Aleluia.

Soli Deo Gloria.





 Artigo  Missões para o Século XXI clique no link abaixo:

Missões para o Século XXI



sábado, 1 de outubro de 2011

Ética Paulina : Liberdade


Para Paulo o maior ato de liberdade é poder abrir mão da própria liberdade.

Estar em Cristo é o sentido ético da vida, “Não vivo mais eu, mas Cristo vive em Mim.”

Linha argumentativa do artigo que estou escrevendo :  Liberdade com Responsabilidade -  
A ética de Paulo e o viver cristão no mundo contemporâneo.