Artigos

Artigos

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Críticas e Críticos



Sou profundamente crítico com muitos fatos que ocorrem nas igrejas evangélicas, sei que não somos perfeitos, há muitas distorções, muitas igrejas inclusive que levam o título de evangélica apenas de fachada. Mas critico de dentro das fileiras cristãs, faço como auto-critica religiosa e inclusive pessoal, pois sei que como cristão estou muito aquém daquilo que meu Senhor e Salvador me instrui. 

Mas creio que a sociedade esquece facilmente também o que as igrejas evangélicas e os cristãos fazem belo bem comum, pelo próximo. 

Mesmo sabendo que nada do que fizermos é o que  nos leva a salvação, ou seja não é para “recebermos favores de Deus” já que somos salvos pela Graça. 

As igrejas cristãs estão entre as que mais investem na sociedade para o bem comum, é só verificar, aqui mesmo em Curitiba a quantidade de hospitais evangélicos e católicos, a quantidade de instituições de ensino, a quantidade de casas de apoio a toxicómanos, sem contar a imensa quantidade de igrejas que fazem um grande trabalho social de apoio a pessoas carentes, como distribuição de cestas básicas, apoio psicológico e claro espiritual, etc, etc, etc... 

Grandes ativistas pelos direitos humanos e pela justiça social sairam das fileiras das igrejas cristãs, e falo isto não somente no Brasil mas no mundo todo. 

As agências missionárias cristãs estão entre as organizações mais ativas e que levam socorro, inclusive apoio médico e alimento, a nações extremamente fechadas, missionários correm risco de morte para levar justiça e esperança a povos subjugados e oprimidos. 

Claro que o que mais aparece na mídia são aqueles que se aproveitam do povo em benefício próprio, mas nós cristãos protestantes fazemos questão de afirmar que tais instituições não compatilham de fato de nossa fé e do nosso entendimento do Evangelho, faço parte de uma Igreja séria e trabalho em instituições académicas que formam pastores e pensadores sob o prisma da reta doutrina cristã ensinada por Cristo e compartilhada pelos apóstolos. 

E como acadêmico cristão procuro sempre estar intelectualmente preparado para responder aos anseios e dilemas que a sociedade moderna compatilha. Como pastor procuro sempre estar conectado com minha fé e compartilhar com aquele que necessitam e procuram a Deus. 
E é por ver tantas pessoas criticando o cristianismo sem sequer ter a mínima noção do que é ser cristão, ou porque em algum momento de sua parca experiência cristã não teve os seus desejos atendidos, é que resolvi ponderar algumas das questões colocadas acima. 

Saldo ledo engano, creio que pouquissimas instituições religiosas fazem pela sociedade o que o cristianismo faz.  

Aprendemos com os nossos erros históricos, sim já fizemos muito mal também, mas creio olhando para o presente vejo que estamos tentando acertar 

Critico sim e vou continuar criticando as instituições cristãs que estiverem falhando em viver o evangelho, mas se o faço é com humildade sabendo que este que critica também merece ser criticado por estar também falhando com Cristo. 

Por fim, apesar dos pesares estou de bem com a minha fé e estou de bem com a instituição igreja e muito feliz por ser cristão e poder comemorar o Natal no seu verdadeiro sentido : Deus se fez homem, o meu Redentor nasceu ! 

Soli Deo Gloria. 

Nenhum comentário: