Artigos

Artigos

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Leituras XIII


Estou acabando de ler "Onde está Deus" de Jon Sobrino. Sobrino faz uma análise cortante das estruturas em que nossa sociedade mundial está firmada, a partir do terremoto que ocorreu em San Salvador, e também dos eventos que ocorreram pouco tempo após com relação aos ataques terroristas de 11 de setembro e seu desenrolar com os ataques ao Afeganistão e Iraque e a partir destes acontecimento surge a pergunta Onde está Deus?

O livro é muito bom, ideal para aqueles que fazem a pergunta clássica e anticristã quando ocorre uma tragédia : Qual o pecado que aquelas pessoas cometeram para que viesse o castigo de Deus?

Ao percebermos que na verdade as conseqüências mais fatídicas da maioria dos catástrofes ocorreram por descaso e ganância das elites, e que na verdade aqueles a quem poderíamos vincular o pecado são os que na verdade menos sofrem e as vezes os que mais lucram com a desgraça. Quando observamos estes fatos fica cada vez mais claro que urge a mudança, urge que mais vozes proféticas se levantem.

Hoje a grande maioria dos cristãos, se podemos chamar de cristãos, vivem um cristianismo pobre, voltado aos seus interesses pessoais e egocêntricos, tratando Deus como um fantoche que deve operar para satisfazer seus desejos consumistas e capitalistas.

Um Deus que deve prover milagres para o bem estar, para o gozo dos seus filhinhos mimados. Está na hora de verdadeiramente compreendermos a mensagem cristã, está na hora da igreja trabalhar a favor do Reino de Deus, está na hora de uma nova reforma. Está na hora de tirarmos Mamon das igrejas e das estruturas da sociedade.

Nenhum comentário: