Artigos

Artigos

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A questão do preparo pastoral.

Você contrataria para erguer uma igreja com capacidade para, digamos 700 pessoas, com garagem subterrânea,  3 pavimentos,  um irmão que diz ter sido "ungido" como engenheiro?

Não? Como você tem pouca fé, rsrs...

O fato é que tratamos com leviandade tudo que se relaciona com o mundo religioso. Se por um lado todo o irmãozinho da igreja se prepara para um vestibular ou faz cursos porque o "Mercado" exige pessoas preparadas, na igreja muitas vezes basta dizer que fulano foi "ungido" pastor que é o suficiente.

Não estou dizendo que  não é necessário o chamado para exercer o pastorado, muito pelo contrário, qualquer pessoa extremamente preparada com cursos de teologia, especializações e etc., que não tenha um chamado para o pastorado, vai sofrer e fazer sofrer. 

Porém devemos entender que a função pastoral é uma função de extrema responsabilidade, lidamos com o Sagrado, com  pessoas, e erros nesta área podem levar a profundas decepções, frustrações e completo afastamento, e devemos entender que a espiritualidade é uma das faces humanas de grande importância. 

Toda Igreja deveria se preocupar com a formação do seu pastor, isso é importante, assim como o seu caráter, a  sua formação é parte fundamental para a boa condução do seu rebanho. 

Mas normalmente a igreja não está preocupada com isso, não sabe se o seu Pastor mantém hábitos de leitura, se está preocupado em se desenvolver no seu Ministério, se participa de cursos para se manter atualizado, não somente na área teológica como nas ciências humanas em geral.

Pastores mal preparados, com pouca base ética são responsáveis pelo afastamento de muitos cristãos que, em momentos de dificuldades não encontraram em seus "pastores" um acolhimento e um caminhar juntos, ao contrário encontraram desertos e julgos. 

A todos estes irmãos machucados é que farei minhas orações nesta noite, para que Aquele que tem o julgo leve, possa estar lhes confortando, suprindo em amor aquilo que seus "ungidos" não souberam fazer.

Tenho absoluta certeza em meu coração que Deus tem um lugar todo especial junto à Ele todos os seus que foram feridos, magoados e até que se afastaram das cercanias do Senhor, mas ai daqueles que serviram de pedra de tropeço para estes.... Deus também tem um lugar especial para eles. 

Este post foi um desabafo, hoje ouvi uma história que me deixou muito triste, sobre pastores e ovelhas.... 

Nenhum comentário: