sábado, 7 de julho de 2012

Aborto, partícula de Deus, inteligência espiritual e ecologia


Não tenho conseguido dedicarmo ao blog nos últimos meses por absoluta falta de tempo, o trabalho, aulas nos seminários e outros afazeres tem deixado-me com um escasso tempo disponível. 

Mas agora com as férias nos seminários posso voltar a escrever sobre alguns assuntos que tem chamado minha atenção nos ultimamente. Nos próximos posts pretendo discorrer sobre um assunto recorrente aqui neste blog : Aborto. 


Duas notícias nos últimos dias mostram como o governo está se articulando para facilitar o aborto, pelo menos por vias indiretas. O governo, liberou a obrigatoriedade de receita médica para a compra da "pílula do dia seguinte", que pela minha concepção é um abortivo. Isto significa que seu uso será massificado e penso que utilizado como preventivo, o que é um grande erro. Corre-se o risco de jovens e adolescentes esquecerem o uso da camisinha, trocando pela pilula. 

Outra medida do governo é a de que se uma mulher buscar um posto médico relatando que está disposta a fazer um aborto o médico deve orientá-la a fazer-lo de uma forma segura, podendo indicar inclusive um medicamento que é utilizado para tratamento de úlceras e que tem como contra-indicação mulheres grávidas pois pode ser abortivo. Ou seja estes dois assuntos são no mínimo polêmicos e merecem uma reflexão mais apurada e um posicionamento da Igreja. 

E este é outro detalhe, fora a igreja católica, poucas igrejas evangélicas tem se mostrado sensível a este assunto, não se manifestando e trazendo pouco apoio a defesa da vida, talvez tenham "negócios" mais importantes que este. 

Outro assunto muito interessante é a possível (com grandíssima certeza) a descoberta do bóson de Higgs, ou como popular (e controvertidamente)  chamada de "partícula de Deus". Pretendo detalhar um pouco desta descoberta e suas implicações (ou faltas delas) para a teologia. 

E por ultimo (mas não por fim!), entrar em um assunto relativamente novo e que penso abre uma série de possibilidades de pesquisas que é a "Terceira Inteligência"  ou a inteligência espiritual, que ao lado do QI e da inteligência emocional seria importantíssima para o desenvolvimento do ser humano. 

A vinda de Leonardo Boff para Curitiba para a gravação do programa sempre um papo e o lançamento dos livros  As 4 Ecologias” (Mar de Ideias) e Sustentabilidade – O Que É – O Que Não É” (Vozes) faz-nos voltar a refletir sobre as questões ecológicas, principalmente relacionadas ao material que publiquei (ver neste LINK), reflexão esta que chamo de teologia verde. 

Então aguardem que nos próximos dias estarei escrevendo sobre estes assuntos. 

Nenhum comentário: