quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Transhumanismo um risco não tão distante.

A filosofia transhumanista está ganhando cada vez mais espaço, principalmente dentro de universidades e centros intelectuais. Este conceito radical de mudança do ser humano implica em grandes riscos,  principalmente quando se fala de conceitos que devem modificar o entendimento do que é o ser humano. 

A aplicação dos ideais transhumanistas nos transformará em algo diferente do humano atual, seremos outra coisa, pelo menos alguns... o que potencializa o risco. Já faz algum tempo que me dedico a pesquisa dos conceitos e consequências desta corrente de pensamento. Estas idéias podem parecer ficção científica ou loucura, mas posso garantir que não é, e que cada dia estamos criando tecnologias que nos aproximam das idéias difundidas por este grupo. 

Recentemente foi criado mais um grupo de estudos sobre o transhumanismo : o Biops - British Institute Posthuman Studies - http://www.biops.co.uk/, que visa apresentar e debater os conceitos e implicações do transhumanismo. 

Outro site, que defende o transhumanismo, é o 2045.com. 

Há outras várias iniciativas para o estudo do transhumanismo e para sua implantação, inclusive envolvendo empresas de grande porte e, claro muitas grandes corporações que trabalham com a internet.

Os ideais transhumanistas mexem profundamente com conceitos filosóficos, teológicos e religiosos. A grande maioria das pessoas não entendem os graves riscos que existem nestas idéias. 

Se você ou sua instituição desejam conhecer mais sobre este assunto entre em contato para agendar uma palestra. 




Nenhum comentário: