Artigos

Artigos

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Leituras XIV


Acabei de ler " O Princípio de todas as coisas" de Hans Kung. Livro fundamental para a construção de um pensamento teológico moderno. Kung faz um diálogo entre as ciências e a teologia demonstrando que não a verdadeiramente a necessidade da supremacia de uma em relação à outra. Percorre as descobertas e teorias mais recentes sobre a astrofísica, as ciências biológicas e psíquicas com profundo entendimento dos mesmos.

Há muito tempo tenho dito aos meus alunos que o pensamento teológico tem que se expandir, para se construir teologia hoje tem que se levar em conta as demais áreas do saber humano, estas devem dialogar com a teologia permanentemente.

A leitura do livro foi extremamente agradável, mas devo reconhecer que sempre gostei de astro-física e os conceitos que Kung apresentou não me eram desconhecidos, mas para quem não está familiarizado com termos como singularidade, radiação de fundo, buracos negros, teoria das cordas, etc... vai ter que ser paciente, mas a leitura vale muito a pena.

Nenhum comentário: