Artigos

Artigos

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Liberdade e a construção do Futuro...


O ser humano é livre, o futuro está aberto para sua construção. Podemos entender, e devemos concluir que o ser humano é o agente da história, ou seja é através dos seus atos, políticos, científicos, sociais e intelectuais que a vida se desenrola, o ser humano é ator, não expectador seja da sua vida , seja dos caminhos que a humanidade toma, seja das conseqüências individuais de cada ato pessoal.
 Junto a esta liberdade está atrelada a ética, uma vez que o ser humano é um ser comunitário suas relações passam obrigatoriamente pela ética, diferente seria se este ser vivesse isolado do contato de outros seres, a ética nasce dos relacionamentos.
 E esta liberdade que é inerente ao homem e que tem origem divina, exige um  relacionamento ético, tanto no relacionamento com o próximo, seja na concepção de relacionamento com Deus.
 E este relacionamento tem um objetivo, uma meta, um desejo e não raras vezes conflitante, entre Deus e o ser humano. É o desejo na construção do futuro objetivado por Deus,  que se baseia este relacionamento livre, e sendo livre implica em desconhecimento deste final, não o final da história como patamar para um novo começo, mas o desconhecimento da forma como esse relacionamento irá se desenvolver.

Nenhum comentário: